2022_A arte de nadar - 2022_A arte de nadar
A arte de nadar
CENTRO INTERPRETATIVO DO JAMOR
Já é possível visitar a exposição "A Arte de Nadar", organizada pelo Museu Nacional do Desporto - IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, e que aborda em traços largos a evolução do papel da natação nas sociedades e regiões e a evolução das técnicas de nadar desde o século XIX.
Nadar não é inato nos seres humanos e requer técnica e arte para uma deslocação na água segura, eficiente e veloz.
A natação, praticada desde milhares de anos por motivos utilitários e pelo reconhecimento do poder regenerativo da água, passou a ser objeto de estudo no século XVI, não para promover o exercício físico, mas para garantir a segurança e reduzir o perigo de afogamento, ensinando técnicas de flutuar. No século XIX, a natação passou a ter uma aplicação recreativa e de competição desportiva. Foi o desporto e sua inerente busca de velocidade que padronizou os vários estilos, impeliu o desenvolvimento e melhoramento das técnicas desde o século XIX até hoje e transformou os equipamentos e os corpos.
Complementando a exposição física, existe um quiosque digital onde o visitante poderá aceder a mais informação e muitas curiosidades, como o mito de Hero e Leandro, Wadi Sura, a gruta dos nadadores, nostálgicas imagens de banhistas do século XIX, a "revolução tecnológica" do fato de banho, a procura da velocidade. Encontra ainda biografias breves sobre atletas e curiosidades, incluindo algumas alcunhas atribuídas a nadadores.
A exposição tem entrada gratuita e está patente no Centro Interpretativo do Jamor - Complexo Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ). Saiba como chegar, localização, horário e acessibilidade AQUI.
De 18 de maio a 18 de junho, não perca esta oportunidade, agende já. Saiba mais.