2025_O DESPORTO NO HUMOR GRAFICO - 2025_O DESPORTO NO HUMOR GRAFICO
O Desporto no Humor Gráfico
BREVEMENTE DISPONÍVEL NO CENTRO INTERPRETATIVO DO JAMOR
O Museu Nacional do Desporto apresenta a exposição “Desporto no Humor Gráfico”, que traz uma panorâmica cronológica do cartoon com temática desportiva desde os tempos da Monarquia, quando o desporto fez a sua entrada na sociedade portuguesa, passando pela I República, o Estado Novo, e o 25 de Abril 1974 até aos dias de hoje.
Desde finais do século XIX, 139 desenhos de 41 cartoonistas (e alguns anónimos) mostram como o jogo e o desporto são usados, como metáfora, no cartoon político e social, e como o próprio desporto, crescendo em popularidade, passa a ser objeto de tratamento humorístico e de paródia.
Começando com Rafael e Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, seguem-se figuras como Silva e Souza, Jorge Colaço, Rocha Viera, Leal da Câmara, Francisco Valença, Almeida Coquet, Carlos Botelho, Cruz Caldas, Stuart, José Pargana, João Martins, Manuel Viera, Francisco Zambujal, Augusto Cid, entre outros.
Na atualidade, são raros os cartoonistas portugueses que não usem de vez em quando a metáfora desportiva visando questões sociais e de política nacional e internacional. Também o cartoon ligado à atualidade desportiva e a caricatura continuam bem presente. São apresentados desenhos de André Carrilho, António Jorge Gonçalves, António Maia, Carlos Laranjeira, Cristina Sampaio, Henrique Monteiro, José Bandeira, Luis Afonso, Ricardo Galvão, Rodrigo de Matos e Vasco Gargalo.
Saiba como chegar, localização, horário e acessibilidade AQUI.