Canoagem - Canoagem
null Canoagem
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Canoagem
Na modalidade desportiva de canoagem distinguem-se dois tipos de embarcações - o kayak (designado pela letra K) e a canoa (C) – e dois tipos de provas – velocidade e slalom.
As provas de velocidade requerem um plano de água calmo. O slalom decorre em águas bravas (que podem ser pistas artificiais), onde os atletas têm que negociar um percurso entre 200 e 400 metros, balizado por portas – tocá-las ou falhar uma é penalizado -, no mínimo tempo possível.
Como todas as embarcações desportivas, o kayak e a canoa têm origem em meios de transporte comuns. O caiaque é provavelmente originário da Gronelândia, onde era usado pelos esquimós para caça, pesca e transporte. A canoa é um tipo de embarcação que foi usada em todo o mundo como meio de transporte de pessoas e mercadorias, no comércio e na guerra.
No entanto, foi o escocês John MacGregor, conhecido por muitos como o pai da canoagem moderna, que popularizou a modalidade. Desenhou o seu próprio kayak, com 4m de comprimento, 75cm de largura e um peso de 30kg. Entre 1864 e 1867 navegou nas águas britânicas e viajou pela Europa. No espaço de 20 anos, a canoagem tornou-se muito popular em toda a Europa.
Na canoa e no kayak são diferentes as posições de sentar e pagaiar. Os caiaques são barcos fechados e os atletas estão sentados com as pernas para frente. Usam uma pagaia dupla. As canoas são barcos abertos, onde os atletas remam na posição ajoelhada, usando uma pagaia com uma só pá.
Há caiaques para um, dois e quatro tripulantes (K1, K2 e K4), enquanto as canoas são tripuladas por 1 ou no máximo 2 atletas (C1 e C2).
Canoë. Selo de uma série de 6 emitida pela França em 1953 para homenagear os atletas franceses que ganharam uma medalha nos Jogos Olímpicos de 1952. Em canoagem, Jean Laudet e Georges Turlier ganharam ouro na prova de C2 10.000m.
O desenho é de André Jacquemin (1904-1992); o gravador, Jules Piel (1882-1978).
Nº inv. MND.FIL046A/001
Saiba mais AQUI.
Conheça a coleção online.
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.