Ciclismo - Ciclismo
null Ciclismo
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Ciclismo
Desde 1896, figuram no programa olímpico provas ciclistas em estrada e em pista, para homens. As mulheres dão entrada nas provas de estrada em 1984 e na pista em 1988. Nos últimos anos, o programa diversificou-se com a introdução de novas disciplinas, mais populares entre os jovens, como o BTT (em 1996) e o BMX (2008).
O ciclismo em estrada é bem conhecido do público em geral; o ciclismo em pista muito menos.
Uma das provas em pista é o Keirin, modalidade que nasceu em 1948, no Japão, onde rapidamente ganhou popularidade como desporto de apostas e funcionando num circuito profissional. Com regras uniformizadas a partir de 1957, passou a ser uma prova de campeonato do mundo em 1980 e estreou-se no programa olímpico em 2000 (masculino) e em 2012 (feminino). No Keirin, até sete atletas percorrem uma distância total de 2km na pista. A primeira parte da prova é controlada por um “pacer”, uma bicicleta motorizada, que acelera o ritmo até atingir cerca de 50km/hora. Quando faltam 600 a 700m, o “pacer” sai da pista e os ciclistas disparam num sprint até à linha de chegada.
O Keirin é a disciplina em pista mais propensa a acidentes.
Sabia que as bicicletas de pista não têm travões para prevenir acidentes? Os ciclistas andam frequentemente em formação fechada a alta velocidade e travar nestas circunstâncias pode provocar quedas graves. A velocidade só pode ser reduzida premindo aos poucos os pedais para trás porque são bicicletas de pinhão fixo que não permitem que o ciclista deixe de pedalar enquanto a bicicleta está em andamento.
Helsinki 1952. Selo de 5 francos de uma série emitida pelos correios do Mónaco, comemorativa dos Jogos Olímpicos de Helsínquia 1952, com desenhos da autoria de Bernard Minne, ilustrador francês (1918-?). Selo assinado B. Minne / Dufresne (gravador).
Nº inv. MND.FIL047A/005
Saiba mais AQUI.
Conheça a coleção online.
|
MODALIDADE PARALÍMPICA | Ciclismo AdaptadoO programa de atletismo é composto por três disciplinas: contrarrelógio, perseguição individual e sprint por equipas. |
Crédito da imagem: pictograma dos jogos paralímpicos para a edição de Tóquio 2020, criados pelo designer japonês Masaaki Hiromura; em https://olympics.com/tokyo-2020/en/paralympics/sports/
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.