Desportos Equestres - Desportos Equestres
null Desportos Equestres
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Desportos Equestres
A modalidade equestre olímpica compreende três disciplinas: Ensino (dressage), Obstáculos (jumping) e Concurso Completo (eventing). Esta última é a mais exigente, sendo uma prova combinada de Ensino, Obstáculos e um circuito todo-terreno com obstáculos naturais e artificiais.
Nos desportos equestres, é essencial existir uma boa ligação entre atleta e cavalo e principalmente no salto de obstáculos. Na técnica utilizada antes de 1900, os cavaleiros eram ensinados a inclinar-se para trás na abordagem do obstáculo e a manter as rédeas seguras com força. Com o peso do cavaleiro assim colocado para trás do centro de gravidade do cavalo, este era severamente restringido nos seus movimentos e, além de ser incómodo e violento para o cavalo, induzia o medo de saltar naturalmente e propiciava a perda de equilíbrio.
Por volta de 1900, Federico Caprilli (1868-1907), oficial de cavalaria italiano, revolucionou a técnica de salto ao harmonizar as ações e movimentos de cavaleiro e cavalo. Antes de Caprilli, o cavalo era forçado a conformar-se com as ações do cavaleiro; depois de Caprilli, é o cavaleiro que se ajusta ao movimento do cavalo. Na prática, o cavaleiro encurta os estribos e inclina-se para a frente para acompanhar o movimento do cavalo, uma posição mais natural e confortável que permite transpor o obstáculo com interferência mínima na ação do cavalo.
Embora o objetivo de Caprilli não fosse transformar o desporto equestre mas o treino militar de cavalaria, a técnica que desenvolveu, chamada de “assento dianteiro”, foi revolucionária e é utilizada até hoje por todos os praticantes de salto.
Caprilli participou nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, e nos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906 (competição organizada pela Grécia para celebrar o décimo aniversário da renovação dos Jogos Olímpicos), tendo tido aí a oportunidade de demonstrar a sua técnica.
Olympische Spiele 1936. Selo de uma série de 8, emitida pela Alemanha, comemorativa dos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Desenho de M. Eschle.
Nº inv. MND.FIL035/039
Saiba mais AQUI.
Tóquio 1964. Provas equestres: programa oficial. MND/Fundo Moniz Pereira
Conheça a coleção online.
|
MODALIDADE PARALÍMPICA | Equitação AdaptadaOs atletas competem em 3 provas de Ensino (Dressage): Prova Individual e Teste de Equipa, em que os atletas e os cavalos executam uma rotina previamente definida, e o Estilo Livre, aberto aos 8 melhores atletas de cada série com base nos resultados individuais, em que cada um utiliza uma coreografia própria acompanhada de uma música de sua escolha. O Estilo Livre é uma disciplina muito popular e é conhecida por “Cavalos Dançarinos”. |
Crédito da imagem: pictograma dos jogos paralímpicos para a edição de Tóquio 2020, criados pelo designer japonês Masaaki Hiromura; em https://olympics.com/tokyo-2020/en/paralympics/sports/
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.