Natação Pura e Artística - Natação Pura e Artística
null Natação Pura e Artística
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Natação Pura e Artística
A Natação Pura é uma das disciplinas da Natação, que se subdivide nos seguintes estilos: Mariposa, Bruços, Costas e Livres.
Nos Jogos Olímpicos, as provas de Natação Pura decorrem em tanque com 50 metros de comprimento e 25 metros de largura, com 8 pistas de competição. Para anular ou reduzir os efeitos do ressalto da água deslocada pelos nadadores quando esta atinge as paredes e o fundo do tanque, a piscina olímpica deve ter 2 pistas laterais livres, cada uma com 2,5 metros de largura, e uma profundidade entre 2 metros (mínimo) e 3 metros (recomendado).
A Natação Artística, inicialmente designada com o termo “natação sincronizada”, desenvolveu-se como desporto a partir do ballet aquático, espetáculo popular nas primeiras décadas do século passado. Esther Williams (1921-2013) foi uma nadadora e atriz norte americana que popularizou mundialmente a natação artística através dos filmes que protagonizou, sendo o mais famoso “Million Dollar Mermaid”, de 1952. A natação sincronizada foi introduzida como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1952 a 1968, entrando definitivamente no programa olímpico em Los Angeles 1984.
Nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, na final dos 100 metros Costas, 3 nadadores, Daichi Suzuki, do Japão, David Berkoff, dos EUA, e Sean Murphy, do Canadá, nadaram aproximadamente 35 metros debaixo de água após a partida, sendo o canadiano o último a emergir. Daichi Suzuki conquistou a medalha de ouro e David Berkoff a de prata. Após os Jogos Olímpicos de 1988, esta técnica foi objeto de análise pela FINA (Federação Internacional de Natação), que considerou tratar-se de uma prática que desvirtuava e descaracterizava a modalidade, uma vez que uma parte substancial da prova era realizada debaixo de água, procedendo à alteração das regras. A partir de então, após a partida e a viragem, só é permitido os nadadores estarem totalmente submersos não mais de 15 metros.
Jeux Olympiques 1948.
Selo de uma série de 9, emitido pelo Mónaco por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres, 1948. Assinado: Gandon / P. Munier
O selo é da autoria dos artistas franceses Pierre Gandon (1899-1990) e Pierre Munier (1889-1962), ambos desenhadores e gravadores de selos postais.
Nº inv. MND.FIL035/052
Saiba mais AQUI.
Conheça a coleção online.
|
MODALIDADE PARALÍMPICA | NataçãoA natação pura adaptada tem 4 estilos: Mariposa, Bruços, Costas e Livres e Estilos. Trata-se de uma modalidade desportiva bastante inclusiva, pois permite a prática por nadadores com qualquer tipo de deficiência. |
Crédito da imagem: pictograma dos jogos paralímpicos para a edição de Tóquio 2020, criados pelo designer japonês Masaaki Hiromura; em https://olympics.com/tokyo-2020/en/paralympics/sports/
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.