Pentatlo Moderno - Pentatlo Moderno
null Pentatlo Moderno
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Pentatlo Moderno
Na Antiguidade, o Pentatlo consistia em corrida, salto em comprimento, lançamento do dardo e do disco, e luta. Os melhores nas provas iniciais enfrentavam-se numa luta, que decidia o vencedor final.
O Pentatlo Moderno foi introduzido por Pierre de Coubertin em 1912, nos Jogos de Estocolmo. Compreende cinco disciplinas: tiro com pistola, esgrima (espada), natação (200m livre), hipismo (saltos) e corrida. Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do século XIX que deviam saber montar um cavalo, disparar, esgrimir, correr e nadar.
De 1912 a 1980, o Pentatlo decorria em 5 dias, um dia para cada disciplina. Atualmente, decorre num único dia.
Nas três primeiras disciplinas, os atletas marcam pontos que decidem da sua posição de partida na última prova combinada de tiro e corrida, chamada “Laser Run”. O primeiro a cruzar a linha de chegada da corrida ganha a medalha de ouro.
Jogos Olímpicos de Barcelona 92. Pentatlo Moderno. Folha de 12 selos com desenho do artista espanhol Perico Pastor.
Nº inv. MND.FIL052A/011
Saiba mais AQUI.
Roma 1960. Pictograma do Pentatlo Moderno no programa da modalidade.
Giocchi della XVII Olimpiada. Pentathlon moderno: Programma ufficiale. Roma: C.I.O., 1960. (MND/Fundo Moniz Pereira)
Conheça a coleção online.
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.