Polo Aquático - Polo Aquático
null Polo Aquático
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Polo Aquático
Em meados do século XIX, no Reino Unido, jogava-se uma versão aquática do Rugby em rios e lagos, em que os jogadores estavam em cima de barris. Por volta dos anos 70 desse século, o treinador de natação escocês William Wilson escreveu as regras de um jogo a ser praticado em piscinas cobertas, mas com base em regras do futebol, com o objetivo de atrair mais espectadores nas exibições de natação, criando o Polo Aquático. Na última década do século XIX, a modalidade desportiva disseminou-se por vários países da Europa.
O Polo Aquático é uma disciplina da Natação. Nas competições olímpicas, é jogado por equipas de 6 jogadores e 1 guarda-redes, com 4 suplentes, num tanque com comprimento de 25,60 metros para equipas femininas e 30,60 metros para equipas masculinas e 20 metros de largura, com 2,5 metros de área de segurança de ambos os lados, e pelo menos 2 metros de profundidade.
Entre outras regras, no Polo Aquático não é permitido pontapear os adversários, submergir a bola quando pressionado pelo adversário, segurar a bola com as duas mãos, com exceção dos guarda-redes, e atirar água intencionalmente à cara do adversário.
Os Jogos Olímpicos de Melbourne, realizados em 1956, ficaram marcados pelas ofensas e agressões entre as equipas de Polo Aquático da Hungria e da União Soviética, durante uma das meias-finais, motivadas pela tensão política existente entre as duas nações. Efetivamente, no início de novembro de 1956, umas semanas antes dos Jogos Olímpicos (realizados no verão do hemisfério Sul), a União Soviética invadiu militarmente a Hungria, com o intuito de anular a revolta popular contra o regime comunista. A partida foi terminada antes do tempo regulamentar, face às constantes agressões e ao mau estado dos atletas, que evidenciavam várias contusões, algumas graves, sendo dada a vitória à equipa húngara. A seleção húngara veio a conquistar a medalha de ouro e a União Soviética ficou com a medalha de bronze.
Centenary of Women in the Olympic Games. Pormenor de um bloco de 10 selos com representação de várias modalidades, emitido pela Austrália, comemorativo dos Jogos de Sydney 2000, que também assinalou o Centenário da participação feminina nos Jogos Olímpicos.
Nº inv. MND.FIL009A/001
Saiba mais AQUI.
Conheça a coleção online.
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.