Tiro com Arco - Tiro com Arco
null Tiro com Arco
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Tiro com Arco
O Tiro com Arco é uma modalidade desportiva com “cabeça, tronco e membros”. Efetivamente, todas as partes do corpo contribuem para a execução do tiro, que assenta na posição e postura forte e estável do arqueiro e, ainda, na sua relação com o arco e a flecha, que se confundem com o arqueiro, pois os três funcionam como um uno.
Nos Jogos Olímpicos apenas é permitido o arco recurvo e, por essa razão, igualmente designado por arco olímpico, que pode ser feito de madeira ou metal, fibra de carbono e fibra de vidro. Este arco, mais purista que o arco composto (que incorpora roldanas que permitem a desmultiplicação da força envolvida na execução dos movimentos), exige um esforço maior na fase de armação e ancoragem e, assim, melhor condição técnica por parte do arqueiro. A flecha disparada de um arco recurvo pode atingir os 240 km/h (67 m/s).
A atriz norte-americana Geena Davis, conhecida pelos filmes Thelma & Louise, de 1991, e Liga de Mulheres, de 1992, entre outros, numa competição com 300 atiradoras classificou-se em 24.º. Embora o resultado seja admirável (a atriz começou a praticar a modalidade com 41 anos), não foi suficiente para integrar a equipa feminina de Tiro com Arco dos EUA que participou nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.
Um estudo realizado pelo “Instituto de Género na Comunicação Social Geena Davis” demonstrou que o Tiro com Arco através do cinema (por exemplo, a tetralogia The Hunger Games – Os Jogos da Fome, de 2012, 2013, 2014 e 2015, e Brave - Indomável, de 2012) teve uma influência considerável nas jovens, ao ter contribuído para o aumento do número de praticantes femininas.
Jogos Olímpicos de Moscovo 1980 – Tiro com arco. Selo de série pré-olímpica de 5 selos, emitida em 1977 pela União Soviética por ocasião dos Jogos a realizar naquele país.
Nº inv. MND.FIL023/002
Saiba mais AQUI.
Conheça a coleção online.
|
MODALIDADE PARALÍMPICA | Tiro com ArcoO Tiro com Arco é uma modalidade desportiva praticada por atletas amputados, com paralisia cerebral, com lesões medulares, doenças disfuncionais e degenerativas, entre outras, que competem de pé ou em cadeira de rodas e podem utilizar equipamento auxiliar. |
Crédito da imagem: pictograma dos jogos paralímpicos para a edição de Tóquio 2020, criados pelo designer japonês Masaaki Hiromura; em https://olympics.com/tokyo-2020/en/paralympics/sports/
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.