Voleibol e Voleibol de Praia - Voleibol e Voleibol de Praia
null Voleibol e Voleibol de Praia
As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico
Voleibol e Voleibol de Praia
Nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, a equipa masculina de Voleibol do Japão conquistou a medalha de ouro. Nas edições anteriores, o Japão conquistou as medalhas de bronze, Tóquio, em 1964, e prata, México, em 1968.
Esta ascensão deveu-se a um projeto de trabalho de 8 anos proposto por Yasutaka Matsudaira (1930-2011), iniciado em 1965, com uma abordagem pluridisciplinar revolucionária, que envolveu várias áreas de conhecimento, designadamente história, sociologia, antropologia, sistemas governativos e político, psicologia e, naturalmente, técnica e tática da modalidade.
Nos Jogos Olímpicos de Munique, a seleção de Voleibol masculina do Japão, com uma das médias de altura mais baixa do torneio, apresentou-se com um sistema de jogo revolucionário que combinava ataque e velocidade, dificultando a defesa (bloco e defesa baixa) das equipas adversárias e, consequentemente, as suas organizações do jogo.
Os Jogos Olímpicos de Munique representaram um marco para o Voleibol: o novo sistema de jogo então praticado pelos japoneses generalizou-se mundialmente e mudou a modalidade.
O Voleibol de Praia estreou-se como modalidade olímpica em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Trata-se de uma variante do Voleibol clássico, com regras muito semelhantes, apenas com algumas diferenças, como por exemplo: é jogado num campo de areia com 16 metros de comprimento e 8 de largura, cada equipa é formada por dois jogadores, não havendo suplentes, não há posições definidas, o bloco conta como toque e as equipas mudam de lado em cada 7 pontos (2 primeiros sets) ou 5 pontos (terceiro set).
Bloco filatélico (pormenor). «Jogos Olímpicos de Sydney 2000». Desenho da autoria de Luis Filipe Abreu.
Nos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta) e de 2000 (Sydney), a dupla Miguel Maia e João Brenha alcançou um quarto lugar no Voleibol de Praia.
Nº inv. MND.FIL009B/007
Saiba mais AQUI.
Conheça a coleção online.
|
MODALIDADE PARALÍMPICA | Voleibol SentadoO Voleibol Sentado é jogado por equipas com 6 jogadores em campo e 6 suplentes, num campo com 10 metros de comprimento e 6 metros de largura e a rede tem um altura de 1,05 metros (femininos) ou 1,15 metros (masculinos). Os jogadores, quando executam uma ação, devem estar em contacto com o solo, sentados ou com o dorso apoiado no pavimento. Só é permitido perderem o contacto com o solo durante os deslocamentos. É ainda permitido fazer bloco ao serviço do adversário. |
Crédito da imagem: pictograma dos jogos paralímpicos para a edição de Tóquio 2020, criados pelo designer japonês Masaaki Hiromura; em https://olympics.com/tokyo-2020/en/paralympics/sports/
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.