Skateboarding - Skateboarding
null Skateboarding
Exposição Modalidades Olímpicas: Um Olhar (Picto)gráfico
Skateboarding
O skateboarding começou a sua história na Califórnia da década de 1950 como uma alternativa dos surfistas aos dias em que não havia ondas. Uma pequena prancha de madeira com quatro rodas constituía inicialmente o equipamento improvisado e falava-se então em “sidewalk surfing” (surfar no passeio).
Rapidamente, equipas itinerantes patrocinadas por fabricantes de skates elevaram a modalidade a enormes alturas de popularidade. Porém, esta findou repentinamente por culpa de uma tecnologia pouco avançada, muitas lesões e acidentes, e o descontentamento das pessoas que viam a via pública invadida pelos skaters, levando à sua proibição em muitas cidades.
Na década de 1970, nos anos de seca na Califórnia, o skateboarding renasceu nas piscinas vazias e outros reservatórios e canais de betão e cimento. Abriram os primeiros skateparks. Criaram-se novos estilos e manobras. Desenvolveu-se uma cultura do skate, com uma imagem rebelde, oposta aos valores “mainstream” do desporto tradicional. Nomes como os Z-Boys, Dogtown, Tony Alva, Jay Adams, Stacy Peralta e outros foram a cara de uma primeira geração do skateboardingers.
Mas a indústria do skate não ficou por aí e começou a alargar o seu público-alvo fora do mundo dos skateboarders, comercializando roupas e sapatos. O skateboarding cresceu e passou a ser um desporto legítimo, com competições, patrocinadores, magazines e muitas empresas competindo por um lugar no mercado.
Durante muito tempo, devido ao seu inconformismo, a comunidade do skateboarding resistiu à competição organizada e ao seu enquadramento no desporto tradicional. No entanto, desde a década de 1990, com a criação dos ESPN X-Games, o maior evento internacional de desportos extremos, e a figura de Tony Hawk, o skateboarding passou a ser falado fora do seu mundo circunscrito de magazines especializados, o que tem promovido a sua comercialização e institucionalização.
O skateboarding faz a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Pictograma Skateboarding - Tóquio 2020
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.