8_MÉDIA ARTE Justaposição - 8_MÉDIA ARTE Justaposição
null 8_MÉDIA ARTE Justaposição
JUSTAPOSIÇÃO
Video Arte Generativa
A obra «JUSTAPOSIÇÃO» é o resultado de um trabalho artivista (arte e ativismo) do artista Pedro Alves da Veiga, que aborda a desigualdade de género no desporto. Segundo o mesmo:
"A sobreposição de imagens de homens e mulheres fotografados no final do século XIX, e a naturalidade dos seus movimentos e corpos, são reinterpretadas através de um texto justaposto, evidenciando características ou significados até então ocultos – ou, eventualmente, surreais. A arte generativa, género no qual esta obra se insere, consiste na exploração estética de um sistema autónomo, programado e parametrizado pelo seu autor, mas cujos resultados ou combinações são potencialmente infinitos e distintos, gerando novas imagens a cada execução. Neste tipo de sistemas combina-se - justapõe-se - caos e ordem: a seleção, posição e coloração das imagens é decidida pelo sistema, com alguns parâmetros aleatórios (caos) enquanto o fluxo do texto é pré-definido e obedece à sua construção original (ordem).
Conceito
Do ponto de vista conceptual, podem identificar-se quatro pilares fundamentais:
- a igualdade intrínseca entre todos os seres humanos, manifestada através dos 11 elementos químicos mais comuns na nossa constituição (oxigénio, hidrogénio, azoto, carbono, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio);
- um conjunto de informação estatística relativa ao tema, oriunda de fontes credíveis e reputadas;
- o trabalho cronofotográfico pioneiro de Eadweard Muybridge, realizado entre 1878 e 1886 sobre a locomoção animal, e onde figuram modelos humanos femininos a par dos masculinos;
- um texto original de cariz poético, em 11 atos, que representam diferentes personas, individuais e coletivas, cada uma delas expressando-se sobre o tema através de jogos de palavras em torno de termos como transposição, desigualdade ou superação, entre outros.
Título com duplo significado
O nome da obra é, também ele, um pequeno jogo com a palavras justaposição, já que a obra assenta na sobreposição de camadas semânticas complementares, construindo dessa forma um conceito de justa posição sobre a (des)igualdade de género no desporto. A obra envolveu um processo de investigação complexo e quase divergente, sendo que os três primeiros pilares se apresentaram como inspiração possível desde os momentos iniciais.
Eadweard Muybridge: um fotógrafo pioneiro
Grande parte do acervo fotográfico de Eadweard Muybridge está atualmente no domínio público, e acessível através de Wikimedia Commons, possibilitando a criação animações com as sequências mais ricas e bem documentadas. Existem, inclusivamente, vários GIFs animados que são disso exemplo. Por outro lado, a informação estatística sobre o tema da desigualdade no desporto é abundante, e por isso impôs-se um processo de seleção, para evitar a irrelevância pelo excesso e pela habituação."
"Contudo, todos estes elementos apresentavam-se desligados entre si, e não foi possível identificar nenhum outro elemento externo que funcionasse como unificador. Daqui nasceu, então, o propósito de criar um texto original que servisse aquele desígnio. Curiosamente, o texto foi revisto várias vezes por influência pela própria obra em que se integrou, já que a cada teste, ao observar a combinação com as imagens em movimento, frequentemente revelava-se a necessidade de acertos, quer na divisão dos atos, quer na métrica das frases, ou ainda na própria construção e escolha dos termos.
Tecnologia
Do ponto de vista técnico, a obra foi integralmente programada em Processing 4.0, utilizando Adobe Premiere para pré e pós-produção. A obra exposta resulta de uma captura para vídeo, em tempo real, da execução do sistema (runtime)."
MINIBIO DO ARTISTA
Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador transdisciplinar, licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Estudos Avançados de Média-Arte Digital pela Universidade Aberta e doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É Professor Auxiliar na Universidade Aberta, onde é Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital. Esteve ligado à atividade empresarial durante mais de duas décadas, e desenvolveu trabalhos premiados de webdesign e multimédia. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, colaborador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, e partilha regularmente resultados da sua investigação em conferências e publicações científicas especializadas sobre o papel social e as influências das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital. Desenvolve atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. Tem exposto as suas obras, individual e coletivamente, em Portugal, Espanha, França, Holanda, Itália, Roménia, Rússia, China, Tailândia, Brasil e Estados Unidos da América. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais de investigação, no cruzamento da arte, ciência e tecnologia, sendo que as suas áreas de interesse na investigação atravessam a arte e sociedade, a sustentabilidade, o artivismo e o hactivismo, a metodologia de investigação baseada em prática artística, e a curadoria de média-arte digital.
SUBSCREVER NEWSLETTER IPDJ
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.