Navigation

  • Skip to Content

Saltos para a água - Saltos para a água

  • Presentation (Vision and Mission) History Jamor Interpretative Center
  • EXHIBITIONS
  • EDUCATIONAL SERVICE
  • The museum Jamor Interpretive Center
  • CONTACTS
  • LOG IN
PT | EN

Barra da Pesquisa

Pesquisar
logo-ipdj logo-museu
  • HISTORICAL ARCHIVE
  • MUSEUM COLLECTION
  • Presentation and access to the Biblionet
  • Online Digital Publications
  • BOOK STORE

null Saltos para a água

admin mnd
Modified 3 Years ago.
  • Exposições
  • As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico

As Modalidades Olímpicas: Um olhar (picto)gráfico

Saltos para a água

1746801919206

Saltos para a Água é uma disciplina da Natação que, nos Jogos Olímpicos, conta com as seguintes provas: Trampolim de 3 metros, Trampolim de 3 metros sincronizado, Plataforma de 10 metros e Plataforma de 10 metros Sincronizada.

Trata-se de um desporto de grande beleza estética e movimentos de elevada exigência técnica, que requerem dos atletas controlo motor, força e flexibilidade, sendo, por isso, de grande espetacularidade e emotividade. Os saltos são analisados por um júri, que atribui pontuação avaliando a descolagem, o “voo” e a entrada na água.


O ator inglês Jason Statham, conhecido pela sua participação em filmes de ação como “Snatch - Porcos e Diamantes”, a trilogia “Correio de Risco”, “The Mechanic - O Profissional”, “Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw”, entre outros, e pelos movimentos acrobáticos e espetaculares que neles emprega, participou como atleta de saltos para a água nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e de Barcelona, em 1992.

XV Olimpíada 1952.

Selo de uma série de dois selos emitida em 16/11/1951 pela Finlândia, país organizador dos Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952. O desenho do selo representando a nadadora no ato do salto é do pintor finlandês Aimo Ronkanen (1913-1992).

Nº inv. MND.FIL069A/009

Jogos Olímpicos de Sydney.

Selo representando a disciplina de saltos para a água da modalidade de natação. Faz parte de uma série de quatro selos, representando quatro modalidades diferentes, emitida pelos CTT em 2000 por ocasião dos Jogos de Sydney com desenhos de Luís Filipe Abreu e impresso a off-set pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Luis Filipe Abreu desenvolveu uma carreira em campos tão diversificados como a pintura, design gráfico, ilustração, selos, notas, medalhística, cenografia, tapeçaria, painéis de azulejos e vitral.

Nº de inv. MND.FIL009B/001

Saiba mais AQUI.

Conheça a coleção online.

Atualizado em: 14/07/2021

SUBSCRIBE NEWSLETTER IPDJ

*I declare that I have read and accept the privacy policy and give my informed consent to the collection of my email.
Successfully subscribed newsletter Did not subscribe to the Newsletter. Please try again later
logo-uniaoeuropeia
  • Privacy Policy
  • Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.